4 Coisas Que Você Deve Saber Antes de Colocar Sua Filha no Ballet Clássico

Ah o ballet clássico, tutus, sapatilhas de ponta, elegância e delicadeza, são tantas coisas encantadoras.

Muitas mamães de menina pensam em investir sua pequena no Ballet Clássico, afinal além de toda beleza do ballet, esta atividade é considerada uma das mais completas que existem, ou seja, uma atividade muito saudável. Podemos listar aqui diversos benefícios do Ballet Clássico, principalmente quando iniciado cedo, mas vamos deixar isso para um próximo post. Hoje vamos responder umas das perguntas que mais recebemos de nossos seguidores e clientes: Minha filha quer fazer Ballet: O que eu faço? Por onde começo?

É muito comum os pais começarem pelo uniforme de Ballet, muitas vezes antes delas terem iniciado as aulas. Mas será que esse é mesmo o primeiro passo? Confira então uma lista com 4 passos essenciais para você iniciar sua pequena no Ballet Clássico:

Motivação: Sua filha quer fazer Ballet?

Podemos também fazer essa pergunta de uma outra forma: Você já despertou na sua filha a vontade de fazer ballet? É muito importante observar se a criança está mesmo motivada a iniciar esta atividade. Às vezes a vontade de fazer Ballet parte da própria criança, mas pode acontecer de ser uma vontade dos pais. Um desejo que a mamãe sempre teve, talvez? Como professora de Ballet, eu sempre oriento os papais primeiro a apresentarem esta arte para a criança. Converse com ela, mostre desenhos e vídeos de Ballet, pergunte se ela tem interesse em aprender a dançar. Caso ela não se motive, não force, pois isso pode gerar uma aversão a dança, o que seria pior. Mas caso ela não demonstre interesse logo de início, não tem problema: assim como nós adultos, as crianças também mudam de opinião! E conforme você vai aos poucos expondo ela ao mundo do ballet, ela ficará cada vez mais confortável com a ideia de fazer aula de Ballet e esse interesse pode se despertar nela. Só não force e não cobre. Sem pressão, tadinha! Rsrsrs

Onde Fazer? Não é Em Qualquer Lugar

Na maioria das vezes, as crianças iniciam o Ballet na escolinha. Muito mais prático, não é? Realmente, dependendo da idade da criança, é uma ótima ideia fazer aulas na escola que ela estuda.

Mas procure fazer também o seu dever de casa! Compareça em uma ou duas aulas experimentais; observe o ambiente das aulas; procure saber a formação e nível de experiência dos professores e coordenador. Fale com outros pais! Ballet Infantil é algo muito lúdico, mas não deve ser confundido com brincadeira: ele desenvolve a condição física de uma pessoa em fase de crescimento acelerado, articulações, musculatura, musicalidade, ritmo, coordenação motora. Não quero te dizer isso para você ficar preocupado(a), mas a mensagem que quero passar é: coloque sua criança para fazer Ballet em um lugar que leve o Ballet a sério.

Hora de Testar: Aulas Experimentais

Eu aconselho fazer uma ou duas aulas experimentais antes de comprar o uniforme.

Durante a aula experimental, procure ficar apenas na posição de observadora, o mais distante possível. Por que?

  • Você quer que sua filha desenvolva independência de você;
  • Sua presença pode distrair não só a sua criança, mas as outras também;
  • Você também quer ver como a professor(a) vai se comportar nos momentos que você não estiver lá, não é mesmo? Deixe-o(a) fazer seu trabalho.

Mas o teste não acaba aí. Nos momentos em que não está tendo aula, veja se a criança interage com as outras, com o professor, e claro, com o Ballet! Fale dos movimentos, peça para ela te ensinar. Se você ver que ela está feliz, pergunte se ela gostou. Isso vai ajudar ela a criar uma auto-afirmação de que o Ballet é bom!

Próximo Passo: A Roupa de Ballet

Sim, hora de ir às compras. Antes de começar, lembre-se: Não postergue essa parte pois em 99,9% das vezes uma criança não gosta de se sentir diferente das outras. Ver todas uniformizadas, e ela não ter o uniforme, pode fazê-la sentir vergonha e até desmotivá-la!

Outra coisa: Se deixar a criança sem o uniforme pode desmotivá-la, saiba que quando ela estiver toda vestida provavelmente ela vai se motivar ainda mais! Isso vai fazer ela se sentir cada vez mais envolvida com esse mundo. Agora vamos lá às dicas! Mas o que comprar? É maiô? Body? Collant? Posso comprar aquelas saias levantadas (tutus prato)? Ah e eu quero comprar a sapatilha de ponta para minha filha. Como é gostoso comprar roupa nova né, de Ballet então é ainda mais gostoso e aí iniciamos algumas respostas das dúvidas que mais recebemos na hora de comprar as roupas de Ballet infantil:

  • Onde comprar? Normalmente os professores de Ballet indicam lojas as quais eles estejam familiarizados. É “comprar para não errar”! Mas não significa que não haja opções tão boas quanto, ou até melhores. Aliás, o que não se encontra na internet hoje? Pesquise! Na Amora Ballet por exemplo você vai encontrar peças de ótima qualidade, preços muito bons e atendimento de qualidade para te ajudar na melhor escolha. Para a mamãe que está iniciando a filha no Ballet, não há nada melhor, não é?
  • Qual modelo comprar? Algumas academias definem os modelos/cores de uniformes que as mães devem comprar para as crianças. Caso não haja uma regra, procure conversar com o professor, com a loja e também com a própria criança, não é mesmo? Afinal, não podemos esquecer que é ela quem vai usar rsrsrs.
  • O que compõe o uniforme? Normalmente Collant, Sainha, Meia Calça, Sapatilha meia ponta e acessórios para coque. Pode variar de uma escola para a outra, mas em geral é isso.
  • Quanto em média custa a roupa de ballet completa? Varia de loja para loja de região para região! Mas normalmente na internet é mais barato, além de ser possível encontrar opções mais variadas. Por isso pesquisar ajuda muito! Na Amora Ballet você encontra kits de uniforme básico que já contemplam todas as peças necessárias. Confira no nosso site! (Uma observação aqui: desconfie das ofertas extremamente baratas. Tente evitar os collants feitos de helanca. Não adianta nada economizar muito em uma peça que não dure muito tempo, não é?)

Essas dicas vão te ajudar na hora de iniciar sua filha no mundo do Ballet. É tão lindo ver a felicidade estampada no rostinho de uma pequena bailarina!

Dica de Post Aqui no Blog: Uniforme de Ballet

E aí, gostou desse post? Ficou alguma dúvida ainda? Manda nos comentários ou fala com a gente que nós respondemos com muito prazer. Ah já está na etapa de compra de uniforme? Dá uma pausa e confere esse post sobre Collants e esse vídeo no Instagram em que eu falo das diferenças de uniforme e qual modelo escolher. O vídeo é rapidinho e vai te ajudar bastante! Aproveita e manda essas dicas no grupo das mamães no whats, indica para as amigas que elas vão amar será de grande ajuda para elas também!

Por hoje é isso pessoal, obrigada e até a próxima!

Beijinhos da Tia Dedê :*-

Deixe um comentário

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência na Amora Ballet.